sábado, 15 de janeiro de 2011

Colestase Obstétrica - Você sabe o que é isso?


A coceira intensa em todo o corpo, em especial nas mãos e nos pés, pode indicar uma doença rara de fígado que atinge as mulheres grávidas. A colestase obstétrica afeta uma mulher grávida em cada 1.000, tende a aparecer no terceiro trimestre e normalmente some algumas semanas depois do parto.
Para 99 por cento das mulheres que têm colestase obstétrica o problema não chega a ter consequências mais graves, mas em alguns casos ele pode provocar parto prematuro, hemorragia e, em situações bem raras, a morte do bebê. Os especialistas não conhecem a causa exata da colestase obstétrica, mas acreditam que os altos níveis de estrogênio na gravidez atrapalhem o funcionamento adequado do fígado.
Se você tiver coceira intensa, sua pele estiver amarelada e sua urina estiver mais escura que o normal, fale com o médico, que pode pedir um exame de sangue. Se você receber o diagnóstico de colestase, sua gravidez será monitorada mais de perto e você poderá tomar anti-histamínicos para aliviar a coceira. O médico pode receitar também sedativos leves para ajudá-la a dormir. Se você já tiver passado das 37 semanas de gravidez, o obstetra pode optar por fazer o parto.
 
 

Viu só meninas, como uma simples coceirinha pode causar sérios danos na nossa gravidez, então fiquem espertas se isso estiver acontecendo com vocês, coçando as mãos  - não é quem vem din din não - pode ser que você esteja com a colestase obstétrica, procure seu médico e converse com ele, pois só assim você saberá como se cuidar direitinho!
Mil beijinhos e tenham um ótimo final de semana pra todas!

3 comentários:

  1. Amiga, valeu pela informação!! Eu não conhecia essa patologia e um alerta como esse é muito importante para todas nós. Bjsss e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. OI Maikely, valeu pela dica, nunca tinha ouvido falar de algo parecido!!
    Mais vou ficar bem atenta, por emquando so a barriga que coça de vez em quando rsrs!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oieee =D
    mt boas as informações, vlwww =]
    Olha, quero ver a fotos do chá hein???
    bjusss

    ResponderExcluir

Motivação

" É praticamente uma lei na vida que , quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade esta em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu" Andrew Carnegie