sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jaziel e seus livros

Presentes (da mamãe) que Alegraram meu leãozinho.

Sempre fui a favor da leitura para os pequeninos, na creche (CEInf) onde eu estava trabalhando sempre levava para sala de aula vários livros para meus aluninhos folhearem, já  que não sabiam ler, eu procurava estimular eles através da manipulação dos  livros (revistas e jornais) a criarem gosto pela leitura. Muitos professores nesta fase, não gostam de fazer isso, acham que as crianças vão acabar estragando os livros, amassar e rasgar... mais eu acredito que isso faz parte, se a gente nunca deixar elas (crianças) manipularem os livros, como vamos ensinar que não se pode rasgar? As crianças aprendem as coisas com as experiências que fazemos elas vivenciar. Após esse momento delicioso eu escolhia um livro e lia para elas, é claro que muitos não paravam para escutar, mas eu acredito que estimulei eles ao mundo imaginário (leitura).
Aqui em casa não é diferente, tenho um leãozinho muito curioso, que sempre esta aprontando das suas. E pra ocupar ele (acalmar) eu pego um dos nossos livros e deixo ele pegar, cheirar, beijar (ele vê os animais no livro e faz carinho) é claro que sempre tenho que sempre falar pra ele "não pode rasgar filho" - é natural das crianças. 




O livro preferido de Jaziel é esse aí de cima.É um livro 3D (animais da selva) comprei no Carrefour (baratinho 9,99). Sempre vemos ele, os animais surgem quando você abre as páginas, Jaziel se encanta..só a história que não muito convidativa, então inventamos a nossa história (a de todas as horas, ai da mãe se errar) Jaziel já sabe de cor e sorteado.

1º comprei (TODOLIVRO), 2º é o preferido de Jaziel


O primeiro livro conta a história de um macaquinho super serelepe que não queria dormir (parece meu Leãozinho) - lemos esse livro quando vamos dormir, claro com algumas alteração feita pela criatividade da "mamãe aqui". Jaziel ainda esta conhecendo a história deste livro, vive repetindo "acaco" (macaco) - mais quero insistir pra ele saber que não existe só um livro, mas várias histórias legais pra gente se divertir lendo. Sei que ele é muito pequeno pra entender isso, mas não custa ensiná-lo desde já.

Nosso momento mágico do dia (amo ler para meu filho)

Amo ver esse meu serzinho me pedir pra contar histórias, é um momento mágico, só nosso, ele prestando atenção e eu me deliciando em formar aqui um amante dos livros. TE AMO FILHO!
E vocês mamães, leem para seus filhos? Quais livros eles mais gostam?


Um comentário:

  1. q lindo amiga! adorei ver como vc insistia em deixar seus aluninhos conhecerem os livros do jeito deles!! op Jaziel pelo visto sera um grande leitor, espero q a Clarice tb seja!!! ela tb tem um lvro preferido, mas eu gosto tb d variar rsrsrs bjsssssss

    ResponderExcluir

Motivação

" É praticamente uma lei na vida que , quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade esta em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu" Andrew Carnegie