segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O bebê turista na nossa cidade

Passamos o final de semana praticamente em casa, muita chuva por aqui, o tempinho não dava trégua por nada... justo o final de semana que queríamos passar o dia brincando "fora de casa" com Jaziel, já que papai saiu de recesso  do serviço e queria aproveitar cada minutinho ao lodo do filhote, saímos só para ir ao mercado para comprar umas coisinhas pra comer. No domingo não estava aguentando mais ficar dentro de casa, Jaziel também estava estressado, queria "assear" (passear) agora ele pede pro pai dele. Então aproveitamos que a chuva parou "por algumas minutos" e fomos passear com nosso leãozinho sem destino, aí lembrei de um lugar que ele gosta muito de passar é na ponte velha, um lugar que tem muitas histórias, e que com certeza, quando ele estiver mais grandinho vou contar pra ele, mais quem quiser conhecer mais clica no link. Essa ponte divide duas cidades (Anastácio - Aquidauana).

PONTE VELHA / PONTE DA AMIZADE

Me lembrei do meu tempo de criança, que morria de medo de passar nesta ponte ( na minha época era assustadora, sei lá) ela ainda tinha sua estrutura quase que toda de madeira, umas podres ou levantadas,  destruída com o tempo, dava um medo daqueles, e ainda por cima a coitada sofria e sofre com as enchentes que ocorrem aqui todo ano. Com o tempo, viram que ela estava muito precária e passou por uma transformação: esta com a estrutura de ferro e o assoalho de madeira pra não perder sua origem histórica. 

Jaziel ma chamando pra passear.."vem mamãe"
Hoje a nossa cidade investiu nas calçadas (lindas por sinal) desenhadas com pedras coloridas (cortadas manualmente uma a uma) que ajudei trazer com o marido (detalhe: gravida com ele no caminhão) buscamos em Bonito, Sidrolândia e Jardim, cidades próximas da nossa cidade, passeios que com certeza fizeram que Jaziel amasse mais o trabalho do papai, ele ama o caminhão. 

Corre papai

Olha aí meu pequeno turista faceiro em ver a ponte, quando avistou que estávamos indo em direção do seu alvo (rio) quis largar da mão do papai e correr... segura papai ...

Conhecendo  a ponte velha

A paixão de conhecer o Rio =)

Com a movimentação dos carros na ponte, sempre há uma vibração das madeiras, e nem mesmo isso fez com que Jaziel sentisse medo, queria correr... a carinha dele de prazer ali no lugar que ele tanto ama foi tão prazeroso que nos encheu de emoção... 

Felicidade em família

Nos sentindo Turistas na nossa própria cidade kkkk

Nesta hora em lembrei dos ensinamentos de Jonh Lock (educador importantíssimo na área da pedagogia e psicologia)  que dizia "que o espírito da criança é como uma folha de papel em branco (tábula rasa) na qual são "registradas" as experiências" , experiencias essas que os pais  podem  proporcionar  aos seus filhos, seja ela em casa, na rua ou na escola. Nesta fase que Jaziel esta (1 ano e 10 meses) as experiencias vivenciadas hoje são primordial  seu desenvolvimento estrutural na sua vida adulta. 


Papai ensinando Jaziel

"Ensinamentos que são passados de pais para filho, permanecem para vida toda." - Temos pensado muito sobre isso, chegamos na fase das birras (assunto para outro post, com certeza), mas que esta nos incomodando muito, pois não queremos ver nosso filho desobedecendo e fazendo birras por aí, é tão mais confortável sair com ele e voltar pra casa com o gostinho de "valeu a pena". Enquanto isso vamos ensinando ele como se comportar, escutar o papai e a mamãe, nessas saídas por aqui em família podemos ensinar a ele muita coisa - mais queremos que nosso filho conheça nossas origens e que tenha orgulho do nosso pedaço de chão. Somos pantaneiro de coração e queremos que Jaziel faça parte desta história.
Chegou a noite e o nosso turista chorou muito quando fomos embora do "rio" a chuva nos espantou do nosso passeio - que durou o suficiente para ser eterno!


Anastácio - MS

E vocês mamães, já se sentiram turistas na sua própria cidade?


Um comentário:

  1. Nossa que tudo de bom esse passeio de vcs, fiquei aqui babando, Pedro tb adora a rua tem dias que ele chora pedindo pra sair kkkk

    ResponderExcluir

Motivação

" É praticamente uma lei na vida que , quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade esta em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu" Andrew Carnegie