quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Revista Crescer - informação importante!

Olá mamães de plantão... estive pesquisando na internet alguns textos interessantes para me informar  sobre a maternidade, aí revirando este mundo imenso da tecnologia avançada, achei esse texto maravilhoso da Cíntia Marcucci. Reportagem Ana Paula Pontes e Simone Tinti, que esta na revista CRESCER  (assunto da capa deste mês), quem não teve a oprtunidade de ler, dê uma conferida.


Como você se torna mãe


Tudo começa a ser aprendido já na gravidez e segue com aulas intensivas, 24 horas por dia, para o resto da vida depois que seu filho nasce



32ª semanas




Final da quarta temporada de Sex and the City. Na penúltima cena, Carrie chega ao hospital para visitar Miranda, que acabara de dar à luz. Na maternidade, ela segura o bebê e sua voz diz ao fundo. “E assim a vida chega e as coisas começam a mudar”. Então ela devolve o bebê Brady aos braços da mãe, que fala: “É esquisito. É como se, de repente, tivessem colocado uma girafa nesse quarto”.
A frase traduz o sentimento de Miranda. Ela acaba de ser contratada oficialmente para um cargo que não faz ideia de como exercer, o de mãe. Mesmo assim, sente que aquilo é muito grande, muito importante e vai ocupar um espaço tremendo da sua vida. Como uma girafa que mal cabe dentro de um ambiente fechado.
Por mais esperado que seja um bebê, é quase certeza que você e toda mãe se pegaram – ou se pegarão – pensando como Miranda: “E o que eu faço agora?” Ao longo do resto da vida essa mesma pergunta se repetirá milhares de vezes, nem sempre com resposta. O questionamento faz parte da maternidade, uma coisa tão dinâmica quanto viver em si, que muda constantemente e com a qual você aprende a lidar dia após dia.
Não é à toa que o tema fascina e intriga um monte de cientistas, que pesquisam as mulheres e seus filhos para tentar entender – e explicar – como elas se tornam mães. E motiva um outro tanto de mães que tentam entender a si próprias e compartilham suas ideias em inúmeros livros, blogs e afins. O grupo da ciência descobriu recentemente que o nosso próprio corpo é o primeiro a dar uma força para que as mulheres consigam lidar com as novas tarefas da maternidade. Ainda que você não tenha “sintomas”, o seu cérebro (pasme!) cresce logo depois que o bebê nasce. Nada a ver com tamanho. O que ocorre é um aumento nas ramificações dos neurônios que agiliza o processamento das informações.
Isso quer dizer que, cada vez que você se preocupa com o bem-estar do seu filho (como na hora do banho), essas novas conexões do seu cérebro se fortalecem. Quem conseguiu traduzir essa transformação cerebral foi um grupo de pesquisadores norte-americanos do National Institute of Mental Health, liderados pela neurocientista Pilyoung Kim, mãe de um bebê de 5 meses e meio e, por isso, conhecedora dessa ciência na prática. Eles compararam os cérebros de 19 mulheres no período de até quatro meses depois do parto e registraram alterações em áreas ligadas à motivação, estímulos sensoriais e raciocínio – e tudo ocorre por causa de hormônios, como a ocitocina, a prolactina e o estrógeno. “Para mim foi interessante, pois descobri o que acontecia comigo mesma, quando deixava de fazer minhas coisas para cuidar do meu filho”, disse Pilyoung à CRESCER.



O QUE VOCÊ GANHA COM A MATERNIDADE



- Passa a apresentar mais empatia pelo próximo, por ter mais facilidade em se colocar no lugar do outro do que antes. Assim, pode ficar mais preparada para lidar e gerir pessoas em outras situações.
- Todos os dias seu filho a coloca em situações inusitadas. Além de aprender a lidar com imprevistos, você passa a perceber que há coisas que fogem de seu controle. Até a capacidade de adaptação ganha com isso.
- Você vai se tornar multitarefa. Portanto, aproveite sua habilidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas tome cuidado para não se sobrecarregar e ficar com a sensação de não ter feito nada direito

 
Importante: Mamães e amigas é uma super reportagem, vale a pena ler, são quatro páginas... aqui eu coloquei só o início. Dê uma confirida no site. Bjs

8 comentários:

  1. se o começo ja e maravilhoso assim vou correndo ler o resto! ta linda a foto^^ bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa interessanterrima essa materiaaaa.. ainda não terminei de ler... Vc está linda na foto...Estamos quase na mesma semanaaaaaa.. rsrsrs

    Desejo a vc e sua familia um FELIZ NATAL...

    Já estou te seguindo para passar aqui mas vezes...


    =]

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Maikely. Interessantíssimo. Acho importante até mostrar ao maridão. Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Que interessante essa matéria querida.
    Você está lindaaaa...daqui a pouco conheceremos o teu lindo Jaziel.
    Gostaria de aproveitar para desejar um natal muito feliz e abençoado ao lado dos teus queridos.
    Que o Senhor continue guardando as vossas vidas a cada momento.
    Beijos e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  5. Que matéria maravilhosa!! vo procurar p ler tudo com ctza!!
    a foto ta mt legal q barrigona lindaaaa
    bjusss e feliz natal p vcs!!

    ResponderExcluir
  6. amiga! divirta-se bem muito nesse natal!! bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Passando pra te desejar um Feliz Ano Novo, com muita saúde, paz alegria e bençãos do Senhor.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. oie, vim avisar q mudamos de endereço, agora estamos no http://motherheadbanger.blogspot.com/
    bjssss

    ResponderExcluir

Motivação

" É praticamente uma lei na vida que , quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade esta em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu" Andrew Carnegie