quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A decisão da escola (Parte 2)


Depois de uns dias de molho em casa cuidando do meu Leãozinho (estava com a garganta inflamada) - tivemos que dar muita atenção, pois ele ficou tão doentinho, teve febre (nunca tinha dado febre nele), me senti tão angustiada ao ver meu pequeno serzinho triste aos cantos... então passamos a semana todinha paparicando ele.
Fui na escola em que eu estava interessada em conhecer para matricular o Jaziel, já que não teremos outra alternativa a não ser colocá-lo em uma escola particular.  Fui pega de surpresa neste dia, vou explicar o porque da surpresa, pois eu tinha falado no outro post que iria marcar um dia para ir conhecer a escolinha e quem sabe tirar uma fotos para mostrar para vocês o espaço em que Jaziel iria estudar.
Mas num belo dia Jaziel acorda febril e lá fomos nós para uma consulta (ficar no Posto de Saúde das 11hs até as 13hs para ser atendida) um certo tempo em que Jaziel acostuma bagunçar muito...mais neste dia ele nem quis saber de sair do meu colo "estava ficando doente mesmo"... papai  veio nos pegar depois da consulta post para outro dia  e veio a surpresa: VAMOS NA ESCOLA DO JAZIEL PRA CONHECER? Não tive como argumentar, era tudo que eu queria, ele indo na escola com a gente se forçar NADA, e não tinha que me encucar por não ter pego a câmera para registrar tudo... fiquei super feliz por esta iniciativa papai.
Chegamos na escola com o objetivo de fazer todas as perguntas referentes a educação de Jaziel. Fomos em atendidos e Jaziel super interessado em explorar tudo.
São muitos detalhes que só me dei conta quando estava conversando com a Secretária da escola.... gente até esses dias estava eu vendo enxoval para meu Leãozinho e agora cá estou vendo a matrícula dele na escola (emocionada). Pelo que observei a escola é muito preocupada com a parte pedagógica, os alunos são estimulados desde cedo a ter várias experiências (atividades artística, musical, linguagem, motora; entre outras). Jaziel irá cursar o nível II, com crianças de 2 anos em diante (já que ela completa 2  em fevereiro) mês que inicia o ano letivo nas escolas.
Tudo acertado, fomos conhecer o espaço físico da Escola. Jaziel foi caminhando ao encontro do "novo", explorando os ambientes e correndo no pátio. As salas são aconchegantes e a turminha que conheci lá é bem bacana, estavam na aula de artes (confeccionando papai noel) Jaziel no início ficou com "medo" ela fala quando esta com vergonha e já vai se escondendo (fecha os olhinhos "bem apertadinho e fala medo".... kkkk
Recebi a lista dos materiais, são divididos da seguinte forma: Materiais da Escola, Materiais do Aluno (nada de exagerado), só acho que vou gastar um "pouquinho mais" do que eu pensava, pois tem uniforme, mochila, alguns brinquedos pedagógicos para deixar na escola, tênis, lancheira.... e assim vai com a empolgação - mas se é pra ver meu filhotinho aprendendo mais e se desenvolvendo ainda mais, faço tudo com maior gosto. Porque pensa se eu fosse deixar ele com uma "babá", iria pagar uns 300,00 só pra ficar em casa (fazendo não sei o que), assistindo TV o dia inteiro, sem contato com outras crianças, sem ao menos saber se esta sendo bem cuidada, alimentada, o que esta aprendendo...  por mais que você confia plenamente na pessoa, nunca se sabe o que se passa realmente. Por esse motivo Jaziel vai ser matriculado (semana que vem) no Centro Cristão de Ensino, uma escola que até o presente momento aparenta ser o que  buscamos de uma "boa educação".
Li várias dicas de como escolher a melhor escola para seu filho, agradeço a todos por me orientarem nesta "que é uma difícil decisão" parece fácil pra você que ainda não passou por esta fase, mais não é, espere só você chegar nesta hora que saberá o que estou passando neste momento.

São muitos detalhes, preste atenção nesta dicas para saber por onde começar:

  • Os pais devem fazer uma lista de escolas.
  • Dentro dessa lista os pais deverão descartar as escolas que não estão de acordo com seus valores (conservador ou liberal). 
  • Os pais devem visitar a escola e questionar sua proposta pedagógica, qual linha pedagógica que eles trabalham (Construtivismo, Montessoriana, Waldorf e Freiriana).
  • Durante a visita à escola os pais devem prestar atenção no atendimento, no estacionamento, principalmente, na entrada e saída, pois esses, geralmente, causam problemas. 
  • Os pais devem ter atenção se a escola incentiva a solidariedade, o respeito, a ética, entre outros conceitos que formam o ser humano de caráter honroso.
  • Verifique se a escola oferece um bom espaço físico, tendo uma estrutura segura que disponibiliza áreas de lazer para o estudante.
  •  Atente-se para a qualificação dos profissionais que ali trabalham.
  •  Descubra como são tratados os atrasos dos alunos, como a escola se comporta diante de assuntos polêmicos.
  •  Analise os recursos que a escola disponibiliza aos seus alunos. 

Estou super ansiosa pra ver meu Leãozinho todo ajeitado com mochila e todos apetrechos de um aluno, indo para a escola. Ando conversando com ele para ir familiarizando esta nova palavrinha em seu vocabulário "escola" (que por sinal anda rico), repetindo TUDO que ouve, coisa mais linda de se ouvir. Quero que ele aprenda muitas coisas e principalmente que faça novas amizades, que tenha o convívio com outras crianças, brinque muito e nos dê o maior orgulho. [emocionada2] Não tem como falar disso sem ao menos as lágrimas teimarem a cair aqui no rosto desta mãe super coruja. (que mãe não é?) hehehe


#tinha uma foto para colocar, mais ocorreu um erro aqui, dizendo que não há mais espaço para colocar fotos no Álbum PICASA. (que droga essa, alguém me ajuda)

2 comentários:

  1. Muito bom um ótimo post e valeu as dicas.
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. ai amiga impossivel ñ se emocionar né? toda vez q penso na escola da clarice eu me emociono rsrsrs a gente ja encontrou a escola certa, só q o ano letivo la começa em Abril, vai dar certinho pois e logo depois q ela completa 2 anos! Ainda ñ falei nada no blog pq ñ é certeza d conseguirmos pois la e a partir de 3 anos, mas eles aceitam de 2 anos com uma insistência, então so quando eu tiver certeza né? mas ja me emociono so de pensar! ñ conheci a escola ainda, mas TODO mundo elogia e a escola modelo daqui, então né? e o melhor? e publica! rsrs bjsssssss

    ResponderExcluir

Motivação

" É praticamente uma lei na vida que , quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade esta em que, frequentemente, ficamos olhando com tanto pesar para a porta fechada, que não vemos aquela que se abriu" Andrew Carnegie